quarta-feira, 29 de junho de 2011

ETAP na imprensa

Dadores de Sangue do Concelho de Caminha assinalaram 20º Aniversário com Jantar Comemorativo
Alunos da Unidade de Hotelaria da ETAP colaboraram
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Caminha comemorou o seu 20º Aniversário com um jantar volante na Associação Moledense de Instrução e Recreio, aproveitando da melhor forma as excelentes condições que o seu Centro Cultural proporciona.
O final de tarde de verão reuniu os dadores concelhios num sistema de self-service, com um buffet de frios e sobremesas confeccionados por 25 alunos do 11º Ano dos cursos de Cozinha, Bar e Recepção (Unidade de Hotelaria) da Escola Tecnológica Artística e Profissional do polo de Vila Praia de Âncora, cabendo-lhes ainda assar as sardinhas e pepinos incluídos no repasto, do qual constava também porco no espeto.
As mesas com as diversas variedades do buffet encontravam-se distribuídas pelo relvado dos jardins do Centro Cultural, onde os dadores e convidados recolhiam os diferentes pratos, degustando-os seguidamente nas mesas colocadas no interior do salão.
A ADBSCaminha conta com mais de 800 dadores (simultaneamente sócios), embora hoje em dia, grande parte não possa dar a sua dádiva regular, devido a questões de idade ou de saúde.
Regularmente, são obtidas 30 dádivas mensais, de acordo com o plano anual estabelecido pela associação, segundo nos referiu Lucinda Araújo, presidente da Direcção da associação.
Mantêm a sua sede numa sala cedida por um dos sócios (embora continuem a pugnar por um espaço próprio), procedendo agora à actualização dos estatutos de acordo com a legislação, de modo a puderem candidatar-se a subsídios e obtenção de apoios a diferentes projectos.
Lucinda Araújo justificou este "novo formato" de jantar, atendendo a que "é preciso mudar e estamos no Verão", acentuou, salientando que a comemoração destas duas décadas de existência mereciam uma inovação, através da qual "as pessoas interagem e convivem mais do que se estivessem permanentemente sentadas".
Justificou ainda a ocasião escolhida para celebrar os 20 anos - pese embora a data da fundação coincidir com o Dia do Dador (27 de Março) -, pelo facto de não ter sido possível agendar então o convívio devido à marcação de distintas cerimónias alusivas à efeméride. Em Abril, foi de novo inviabilizado o jantar por indisponibilidades diversas, acabando por coincidir nesta "noite de Verão". (in http://www.caminha2000.com/jornal/n545/saude.html)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Semana do Bacalhau na imprensa


Jornal Digital Regional
Nº 544: 18/24 Jun 11



 ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
SEMANA DO BACALHAU
ACOLHEU CONCERTO DO ORFEÃO
O Centro Cultural de Vila Praia de Âncora acolheu a Semana do Bacalhau, um projecto educativo da Escola Profissional ETAP que decorreu de 23 a 29 de Maio passado.
 
Esta iniciativa incluiu diversas conferências, uma exposição ligada à pesca do bacalhau, um ciclo de cinema, uma homenagem aos bacalhoeiros ancorenses e diversos momentos musicais.
O Orfeão de Vila Praia de Âncora preencheu um desses momentos culturais com um concerto realizado no auditório do Centro no passado dia 24 de Maio, associando-se assim a esta iniciativa pedagógica.
 
Pedro Ribeiro, em nome da ETAP, agradeceu na altura a participação do Orfeão.
 
A ETAP proporcionou, no final, uma visita guiada à exposição e a degustação da "chora", uma típica sopa de peixe, servida por alunos da Escola e que estava muito excelente no aspecto e no sabor.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

“Semana do Bacalhau” organizada pela ETAP-Escola Profissional torna-se projecto comunitário

A Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora da ETAP – Escola Profissional, organizou a “Semana do Bacalhau”, uma mostra etnocultural que teve por objectivo homenagear os pescadores bacalhoeiros ancorenses.
A iniciativa permitiu ainda esclarecer a comunidade escolar e envolvente, sobre a epopeia da pesca nos mares do norte e a importância do bacalhau na gastronomia portuguesa.
Destacamos a colaboração do Museu Marítimo de Ílhavo que amavelmente cedeu a sua exposição itinerante “A campanha do Argus”, do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora em cujas instalações decorreu o evento, bem como a participação de diversos conferencistas nas áreas da gastronomia, enologia e história marítima (Professora Dra. Inês Amorim – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a historiadora ancorense Dra. Emília Lagido, Engenheiro Anselmo Mendes – Enólogo, Celestino Ribeiro – ex-bacalhoeiro, Chef Paulo Matos – Acqua Pura Douro Valley e a Adega Cooperativa de Ponte de Lima).
Contribuíram para o prestígio cultural deste evento o Orfeão de Vila Praia de Âncora com um magnífico concerto que elevou a plateia, a Academia de Música Fernandes Fão que patrocinou um espectacular concerto de Abertura com os seus professores e o Etnográfico de Vila Praia de Âncora que trouxe cor e alegria à noite da homenagem aos bacalhoeiros.
A cerimónia de homenagem aos bacalhoeiros constituiu o momento alto de uma semana cheia de emoções em que se trocaram saudades, estórias e memórias entre os apaixonados pelo tema. De tal forma foi marcante esta experiência que se está já a preparar a próxima edição que se pretende ainda maior.
A recolha de testemunhos para memória futura, a edição do dvd da semana e a preparação de um jantar de homenagem aos bacalhoeiros e família serão os próximos passos a seguir pelo projecto.
Esta iniciativa contou com o patrocínio do Intermarché de Âncora, Ancorvinhos, Vininor, CSC de Vila Praia de Âncora, Adega Cooperativa de Ponte de Lima e o apoio do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Caminha.

Alunos da ETAP – Escola Profissional (Vila Praia de Âncora) visitam Frankfurt

Os alunos dos cursos de Restaurante variante Mesa / Bar e Restaurante variante Cozinha / Pastelaria tiveram a oportunidade de, durante uma semana e acompanhados pelos professores Pedro Ribeiro e Bruno Santos, visitar a cidade alemã de Frankfurt.


Esta urbe é também apelidada de Mainhattan ou Bankfurt porque, desde a Idade Média, tem desempenhado um papel importante nas finanças internacionais. Mais de 350 bancos nacionais e internacionais têm aqui a sua sede.

Frankfurt é ainda a casa do banco federal alemão, o Bundesbank, e do Banco Central Europeu que está aqui instalado.
Esta estadia permitiu uma visita ao Banco Central Europeu (BCE) que é a instituição responsável pela moeda única da Zona Euro e a sua principal missão é preservar o poder de compra do euro, assegurando assim a estabilidade de preços na respectiva zona.
O BCE foi fundado em 1 de Junho de 1998 pelos onze estados membros que, até esta data, tinham cumprido as condições necessárias para adoptarem a moeda única a 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Finlândia.


A visita incluiu ainda a visita a dois hóteis de luxo da cidade: o Vestin (5 estrelas superior) e o Steigenberger Hof (6 estrelas) onde os alunos tiveram oportunidade de trocar impressões com os funcionários dos diferentes serviços e departamentos destas unidades hoteleiras.

O Museu da Comunicação de Frankfurt, na Alemanha, explica a história da comunicação com um forte enfoque sobre os serviços postais e de telecomunicações.

O Museu Judeu (Jüdisches Museum) no antigo Rothschild-Palais junto ao cais do Baixo Reno, Untermainkai, dedicado à história das paróquias judaicas em Frankfurt e na Alemanha. Abrangendo vários temas e percorrendo a história desde os inícios da colonização judaica no século XII, ao fim dos guetos de Frankfurt, ou o combate pela integração social e o recomeçar das paróquias judaicas depois de 1945. Os objectos de uso de culto expostos explicam o dia-a-dia e as festas judaicas na sinagoga e em casa.
Dentro do plano lúdico, os alunos tiveram a oportunidade de descontrair no maior parque de diversões alemão,  Europa Park, e realizar um cruzeiro no rio Reno que banha a cidade germânica.


Para professores e alunos foi uma semana diferente, carregada de aprendizagens e experiências inesquecíveis que perdurarão na memória dos participantes durante muito tempo.