sexta-feira, 20 de maio de 2011

ETAP - Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora) promove "Semana do Bacalhau"


A Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora da ETAP – Escola Profissional, vai organizar a “Semana do Bacalhau”, uma mostra etnocultural que tem por objectivo esclarecer a comunidade escolar e envolvente, sobre a epopeia da pesca nos mares do norte e a importância do bacalhau na gastronomia portuguesa.

Destacamos a colaboração do Museu Marítimo de Ílhavo que amavelmente nos cedeu a sua exposição itinerante, do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora em cujas instalações decorre o evento, bem como a participação de diversos conferencistas nas áreas da gastronomia, enologia e história marítima.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vem visitar-nos!


Até ao final do mês de Maio, abrimos as portas para dar a conhecer os nossos cursos, através de demonstrações que decorrerão nas aulas práticas.

Para qualquer informação é favor contactar-nos através do número 258912236.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ETAP – Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora) celebrou a “Semana da Europa” com exposição sobre Jean Monnet


Decorreu entre os dias 08 e 13 de Maio, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, uma Exposição Evocativa de Jean Monnet. Uma iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o apoio da Fundação Jean Monnet para a Europa.
Esta mostra biográfica é constituída por um conjunto de painéis informativos sobre a vida e obra de Jean Monnet, um dos grandes “ideólogos” da criação de uma comunidade dos “Estados Unidos da Europa”, a União Europeia como hoje a conhecemos.
Este percurso informativo está organizado por períodos cronológicos, relacionados com momentos chave da vida de Monnet e da própria Europa ao longo do século XX.

Jean Monnet nasceu em 1888, na cidade francesa de Cognac, no seio de uma família de comerciantes. Na sua juventude, viveu em Londres, onde aprendeu inglês e contactou com um povo em pleno desenvolvimento económico e social. Uma Europa destruída pela I Grande Guerra levou Monnet, entretanto ligado ao mundo dos negócios, a perceber que não existia uma estrutura económica concertada entre os Aliados. Desenvolveu um plano de reestruturação e, em 1919, participou na Fundação da Liga das Nações. A primeira das muitas organizações supranacionais que ajudou a conceber e a implementar, ao longo de grande parte do século XX. Jean Monnet morreu em 1979, com a Comunidade Económica Europeia já em pleno funcionamento institucional.
Esta exposição evocativa, organizada pelo Clube Europeu da ETAP – Escola Profissional foi dirigida sobretudo à população estudantil e surgiu na semana em que a União Europeia celebra o Dia da Europa (09 de Maio).

terça-feira, 10 de maio de 2011

A ETAP em Colaboração com a EB 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires promove "II Encontro com Sabores"


A ETAP - Escola Profissional em colaboração com a EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires promoveu a segunda edição do evento "Encontro Com Sabores", no passado dia 29 de Abril, nas instalações da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo.

À semelhança do ano passado, este projecto Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis desenvolveu-se em diversas fases de trabalho e a envolvência dos alunos foi feita de acordo com as áreas de especialização dos respectivos cursos que frequentam.

Os cursos Técnico de Restauração, variantes Cozinha e Restaurante Bar, da Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora foram responsáveis pela elaboração da ementa, confecção e serviço de jantar; os cursos de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Técnico de Fotografia da Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira foram responsáveis pela reportagem fotográfica e videográfica e o grupo Ritmos do Mundo, da Unidade de Formação de Valença, foi responsável por um dos momentos musicais.
Esta experiência, imprescindível para os alunos da ETAP- Escola Profissional que desta forma tiveram oportunidade de pôr em prática conhecimentos adquiridos nas actividades lectivas, é também importante para os alunos da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, que assim puderam assistir in loco à execução de tarefas que fazem parte dos planos curriculares de alguns dos cursos a que se podem candidatar, permitindo-lhes uma escolha mais de acordo com a sua vocação profissional.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ETAP - ESCOLA PROFISSIONAL E ASSOCIAÇÃO DE PAIS: RUMO A UMA NOVA ETAPA

Com vista a esclarecer os alunos relativamente a decisões sobre o seu futuro profissional, a Associação de Pais e a ETAP, decidiram promover um colóquio intitulado "A hora da Mudança - Rumo ao Futuro", que contou com a presença do orador Guilherme Vasconcelos.
Assistiram ao evento as turmas finalistas dos 12ºs anos dos cursos Técnicos de Medições e Orçamentos e Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, bem como as turmas dos cursos de Restauração - variante Restaurante Bar; Cozinha-Pastelaria, tendo decorrido a sessão no Centro Cívico de Vila Praia de Âncora.
O colóquio procurou proporcionar aos jovens adolescentes uma reflexão sobre as possibilidades em termos de saídas profissionais, bem como as atitudes e comportamentos que deverão estar subjacentes à procura de emprego, à inserção nas empresas, com vista à plena integração profissional. A forma elucidativa do tema associada à capacidade comunicativa do orador, suscitaram o interesse da audiência, culminando numa exposição bastante prática.
Através deste tipo de actividades, a Associação de Pais e a ETAP, demonstram uma vez mais a sua atenção com o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens estudantes que estão a finalizar os seus cursos, com vista às opções de escolha, que incluem o ingresso no mercado de trabalho ou o prosseguimento de estudos.

ETAP na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Bolsa de Turismo de Lisboa tem sido ao longo dos anos um marco internacional de divulgação de Portugal. Este ano não foi excepção, e durante cinco dias cada região portuguesa e países com destinos turísticos mostraram o melhor de si na Feira Internacional de Lisboa.
A ETAP, a convite de Octávio Costa, da empresa SEG | Food Communication, fez-se representar no pavilhão do Porto e Norte de Portugal, com duas acções de Cozinha ao Vivo lideradas pelas Chefs Helena Costa e Rosália Ribeiro, que brindaram os presentes com a confecção de duas iguarias (arroz de lampreia do rio Minho e vitela de Fafe), demonstrando a riqueza do nosso património gastronómico, numa oportunidade de visibilidade para o seu trabalho, para o mercado e para a promoção da nossa instituição.
A forte afluência durante a presença da equipa da ETAP levou a qualidade da formação profissional à feira, reflectida nos alunos de Restauração de Vila Praia de Âncora, Alexandra Moreira, Maria de Fátima Gomes, José Carlos Vieira e Mário Viana, que aproveitaram a oportunidade para mostrarem as competências adquiridas.
O curso Comunicação, de Vila Nova de Cerveira, também marcou presença através do Director de Curso, Patrick Esteves e do aluno Miguel Amorim, que realizou registos vídeo e fotográficos das actividades dos colegas para um documentário no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.
Face à evolução do novo paradigma tecnológico, a gastronomia regional e os seus futuros representantes alcançarão uma ampla visibilidade, obrigando as escolas profissionais a reverem os seus métodos de integração dos jovens no mercado, não apenas regional, mas sim à escala global.

Concurso "Arte e Doces": ETAP a Grande Vencedora

A Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora, no âmbito da disciplina de Serviços de Cozinha/Pastelaria participou no Concurso "Arte e Doces", inserido na II Feira de Doçaria Tradicional e Conventual "Caminha Doce", entre os dias 04 e 08 de Março de 2011.
A exposição dos bolos artísticos decorreu no Jardim do Edifício Técnico Administrativo da Câmara Municipal, no Centro Histórico da vila, sendo que o objectivo principal do concurso era promover a arte e o design na doçaria, apresentando criações próprias e originais. O concurso subordinado ao tema "CARNAVAL" era destinado a todas as pastelarias e confeitarias localizadas no Concelho de Caminha e Escolas do distrito de Viana do Castelo com formação na área da pastelaria.
A nossa participação contou com a colaboração de todas as turmas de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria, que sob a orientação da formadora Rosália Ribeiro, apresentaram uma criação enquadrada na área temática pretendida.
Foi com enorme satisfação que tivemos acesso ao resultado da votação:
1º lugar para o bolo "Carnaval na ETAP" com 1749 votos
Parabéns a todos, e foram muitos, os que por todas as formas colaboraram neste projecto que muito valoriza o trabalho da ETAP.

ETAP - Escola Profissional de Vila Praia de Âncora presente no Seminário Nacional Eco-Escolas


No âmbito do seminário Eco-Escolas (4, 5 e 6 de Fevereiro) que decorreu na cidade da Guarda, os professores Pedro Ribeiro e Bruno Santos (ETAP - Vila Praia de Âncora), tiveram o privilégio de contactar um dos mais reputados cientistas mundiais em matéria da educação para o desenvolvimento sustentável.
Charles Hopkins é o presidente da Organização Educacional, Cientifica e Cultural das Nações Unidas (UNESCO) e professor na Universidade de Toronto, Canadá. Nesta qualidade, desenvolveu e continua a coordenar uma rede internacional de instituições de trinta e oito países que trabalham na reorientação da educação do professor relativamente a assuntos inerentes ao desenvolvimento sustentável.

O Professor Hopkins é também responsável universitário nas Nações Unidas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, consultor para a UNESCO e para a Universidade das Nações Unidas no que respeita à Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o próximo decénio, das Nações Unidas.
Foi ainda figura decisiva nas Cimeiras das Nações Unidas para a Sustentabilidade no Rio de Janeiro e em Joanesburgo. É da sua autoria o capítulo da Agenda 21 intitulado "Promover Educação, Consciencialização Pública e Formação".
Anteriormente, o Professor Hopkins, integrou a Direcção da Educação de Toronto, desempenhando inúmeras funções, incluindo a de Supervisor.
Para os docentes, este encontro foi uma oportunidade única por permitir estabelecer contacto com o cientista possibilitando acordar formas de cooperação mais estreitas entre Hopkins e a ETAP - Escola Profissional.

O Seminário Eco-Escolas / 2011

O Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas (mais de meia centena que se reuniram durante três dias na cidade da Guarda), cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola.
A educação para a cidadania activa constitui um dos pilares essenciais da aplicação da Metodologia do Programa Eco-Escolas, inspirada na Agenda 21.
Convém recordar que, em Portugal, os projectos de qualidade são reconhecidos, no final de cada ano lectivo, através de um Galardão Eco-Escolas - Bandeira Verde, que simboliza a existência de uma activa e participada educação pela sustentabilidade.
De recordar que, este ano, são mais de 1500 as escolas que concorrem a este prémio sendo a ETAP - Escola Profissional uma das escolas que mais galardões tem acumulado, fruto do esforço e empenho na formação ambiental da comunidade escolar.

LAMPREIA DO RIO MINHO - Um prato de excelência

Com o propósito de promover durante os meses de Fevereiro e Março fins-de-semana gastronómicos, privilegiando os sabores do Rio Minho, a ADRIMINHO (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho) conjuntamente com 6 Municípios (Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura, Monção e Melgaço) criou uma rede Intermunicipal para divulgação da LAMPREIA.
É também objectivo caminhar, no sentido da certificação - IGP da lampreia e criação da Confraria da Lampreia do rio Minho que terá como missão a defesa e promoção da gastronomia tradicional do Vale do Minho, concretamente os pratos confeccionados com lampreia.
Assim, no passado dia 1 de Fevereiro decorreu no Castelo de Santiago da Barra, sede do Turismo do Porto e Norte de Portugal, uma conferência de imprensa de apresentação do projecto - A Lampreia do Rio Minho - um prato de excelência, seguida de um showcooking, realizado pelos alunos do curso de Cozinha da ETAP- Unidade de Hotelaria, sob a orientação da Chef Helena Costa, a convite da empresa SEG|Food Communication. A degustação foi acompanhada de um Alvarinho de Honra servido pelos alunos do curso de Restaurante.
Foi para a nossa Escola uma honra ter estado presente num evento tão relevante para o turismo da nossa região que, conforme assinalou o Presidente da Região de Turismo Porto e Norte de Portugal, Dr. Melchior Moreira, deve utilizar a gastronomia tradicional, integrante do produto turístico da região "Gastronomia e Vinhos", para combater a sazonalidade e dinamizar a procura turística.
Para os formadores da área de Hotelaria esta iniciativa permitiu aos alunos enriquecer os seus conhecimentos, tomar consciência da riqueza gastronómica da região em que estamos inseridos e ainda demonstrar as suas capacidades técnicas perante uma tão ilustre assistência.
A ETAP-Unidade de Formação de Hotelaria agrade à SEG|Food Communication e ao Turismo Porto e Norte de Portugal o convite e a oportunidade de participação neste evento.

ETAP- Escola Profissional: alunos a pensar o futuro


No âmbito da edição deste ano do jogo "parlamento dos jovens" (uma iniciativa da Assembleia da República na promoção da educação para a cidadania), teve lugar a Sessão Escolar da ETAP de Vila Praia de Âncora.
O tema deste ano permitiu uma reflexão sobre o futuro da educação a partir da perspectiva dos alunos que tiveram que discutir o estado actual do ensino e propor um projecto de recomendação que será defendido na Sessão Distrital deste jogo.
Assim, os alunos entenderam que a educação do futuro deverá ter como referencial a melhoria da convivência humana num mundo cada vez mais global onde, a diversidade cultural, deve ser reconhecida e respeitada numa sociedade que se quer plural.
A escola, por si, constitui um ensaio da sociedade do futuro. Aqui os alunos desenvolvem a sua actividade formativa (académica e pessoal) segundo o modelo de ensino praticado no seu estabelecimento escolar.
A escola deve permitir um modelo participativo ao nível da resolução dos conflitos escolares (com pais, alunos e professores), alimentar o gosto pelo conhecimento linguístico e manifestar versatilidade na construção de currículos académicos integradores na sociedade europeia favorecendo o estudo em instituições de outros países da Europa comunitária.
Por isso, neste projecto, destaca-se a construção de uma escola intercultural permeável às mudanças da sociedade global onde se reconhecem e trocam usos, costumes e tradições.
Mais do que as mudanças em equipamentos escolares, o paradigma da escola do futuro, deve relevar a importância dos valores humanistas e humanitários desenvolvendo nos jovens uma atitude cooperante e promotora da paz.
Para os professores coordenadores deste projecto, Pedro Ribeiro e Bruno Santos, a edição deste ano foi um êxito pois o tema, para além de actual foi ao encontro do centro de interesses dos alunos que se manifestaram muito interessados em debater o problema da educação.
Nesta sessão foram eleitos deputados à Sessão Distrital os alunos: Carla Almeida (11ºano) Diana Pereira (12ºano) e, como suplente, Tiago Sá (11º ano).

Deputado Abel Baptista apadrinhou tomada de posse dos corpos gerentes da Associação de Estudantes da ETAP - Vila Praia de Âncora


Teve lugar no passado dia 15 de Novembro, no auditório do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos dirigentes da Associação de Estudantes da ETAP - Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora.
Esta cerimónia contou com a presença do Deputado à Assembleia da República pelo CDS/PP, Dr. Abel Baptista que apadrinhou o novo presidente eleito. Aliás, o agora presidente desta associação de estudantes referiu no seu discurso de tomada de posse que "agradeço a presença, neste acto solene, do Sr. Deputado à Assembleia da República, Dr. Abel Baptista, que engrandece esta cerimónia e me enche de orgulho e responsabilidade. É um membro de um órgão soberano da nação, um eleito na casa da democracia da República Portuguesa que me introduz no mundo do serviço à comunidade."
A equipa que agora tomou posse garante, pela voz do seu presidente, concentrar toda a "nossa energia na concretização do seu projecto educativo mantendo-nos sempre fieis ao espírito de cooperação e respeito institucional sem nunca abdicarmos dos nossos ideais."
O Deputado Abel Baptista manifestou o seu "apreço e reconhecimento pelo convite a apadrinhar esta sessão saudando o presidente eleito pelo seu discurso democrático e sentido de responsabilidade e serviço à causa pública." Reconheceu que "esta associação de estudantes e a escola estão de parabéns pela forma como reconhecem a importância e a solenidade dos actos democráticos a par da educação para a cidadania e serviço público."
No final da cerimónia teve lugar um Afternoon Coffee oferecido pela Associação de Estudantes onde convidados para a cerimónia e dirigentes associativos puderam trocar impressões e aprofundar relações e ideias para concretizar no futuro.

ETAP - Escola Profissional assinala centenário da República


No âmbito das comemorações do centenário da República, o Clube Europeu da ETAP - Vila Praia de Âncora, organizou uma conferência alusiva ao tema tendo, para o efeito, convidado as comunidades escolar e envolvente de Vila Praia de Âncora.

Com a moderação do professor Pedro Ribeiro (coordenador do Clube Europeu) os oradores fizeram as suas apresentações que muito interessaram os presentes não só pela actualidade do tema mas também pela sua capacidade de comunicação e interacção com o público.
Tendo como tema da sua palestra "Caminha: a hora da República", o professor, historiador e deputado municipal pelo Bloco de Esquerda, Dr. Paulo Torres Bento, debruçou-se sobre o concelho de Caminha à época da implantação da República em Portugal.

Foi uma viagem muito agradável sobre a sociedade caminhense de então onde se destacaram figuras da vida política local numa luta que pretendia ir mais além do que a mudança de regime. Foram os tempos dos "adesivos" e dos "ilustres" monárquicos ontem e republicanos hoje.
A sua abordagem histórica conseguiu conduzir o público a um concelho mais além da história onde pontificaram apontamentos sobre a realidade política, económica, social e cultural do município caminhense. Afinal, um concelho que, passados cem anos, parece ancorado nas mesmas maleitas e inquietações dos tempos da aurora republicana.
Já o deputado à Assembleia da República pelo CDS/PP, Dr. Abel Baptista, discorreu sobre os problemas da República do presente e os grandes desafios que se colocam no futuro. Subordinando-se ao tema "A República de hoje e o seu futuro", o orador fez uma viagem aos grandes anseios da primeira República e um balanço do regime no sistema democrático.
Garantiu terem havido grandes conquistas desde a educação à saúde, da economia aos transportes e à cultura. No entanto, se muito está conseguido muito mais há que fazer para que o ideário da Revolução Francesa encontre eco no quotidiano da sociedade portuguesa: mais igualdade, mais liberdade e mais fraternidade.

Para Abel Baptista, a República de hoje, para além de se fazer concretizar tem também de se reencontrar e reconstruir à luz do desafio europeu. A afirmação de Portugal no mundo faz-se também, no presente, através da sua participação no projecto da União Europeia.
Para o professor Pedro Ribeiro, este acto constituiu uma oportunidade de aprofundamento dos valores e do ideário republicano - tendo como referência a participação social e política - na promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.





Conferência comemorativa do centenário da República
15H00 - "Caminha: a hora da República"
Orador: Dr. Paulo Torres Bento (historiador, professor e Deputado à Assembleia Municipal de Caminha pelo Bloco de Esquerda)
15H30 - "A República de hoje e o seu futuro"
Orador: Dr. Abel Baptista (jurista e Deputado à Assembleia da República pelo CDS/PP)
Moderador: Dr. Pedro Ribeiro (Coordenador do Clube Europeu da ETAP - Escola Profissional)
16H00 - Afternoon Coffee

Feira do Mel e da Castanha do Alto Minho


Pelo terceiro ano consecutivo, a ETAP aceitou o convite da APIMIL - Associação Apícola de Entre Minho e Lima para participar no evento Feira do Mel e da Castanha, que teve lugar no Município de Vila Nova de Cerveira.
Os cursos de Restauração da ETAP de Vila Praia de Âncora participaram com uma actividade de demonstração e degustação gastronómica com iguarias feitas de mel e castanhas.

A ETAP - Escola Profissional (Vila Praia de Âncora) esteve no Dragão a apoiar a Selecção Nacional

O Clube Europeu da ETAP - Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora) aproveitou a visita da selecção de futebol da Dinamarca, no âmbito do jogo de apuramento para o Euro 2012, para divulgar junto da comunidade escolar a cultura, geografia, história e sociedade deste país da União Europeia.
As actividades do Clube Europeu pretendem abrir, de forma facultativa, a participação de alunos e professores na criação de um espírito europeu e na sua divulgação, por todos os meios ao seu alcance, aos outros membros da comunidade escolar onde estão inseridos. Pretende-se promover uma atitude europeísta que contribua para uma tomada de consciência da necessidade de cooperação a nível europeu e mundial e contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos, relativamente à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.
Depois de uma semana dedicada ao estudo da realidade histórica e social dinamarquesa que despertou o sentido reflexivo e crítico da comunidade escolar encerrou-se este ciclo com a visita ao Estádio do Dragão (Porto), de uma delegação composta por 70 alunos e professores, que tiveram a oportunidade de assistir ao espectacular jogo de futebol Portugal - Dinamarca que marcou a estreia de Paulo Bento como seleccionador nacional.
Para o professor Pedro Ribeiro (coordenador do Clube Europeu), "esta iniciativa permitiu aos alunos alargar os seus conhecimentos sobre a realidade e o espírito europeu a par de um reforço da identidade nacional num jogo marcado pela festa e o convívio. Foi um espectáculo onde os alunos interagiram num festival de cores com os seus craques e também com a grandiosidade da organização de um evento desta magnitude."
A vitória de Portugal constituiu mais um motivo de alegria que animou e uniu todos os participantes na esperança de uma qualificação lusa para o próximo europeu de futebol.
A Dinamarca é um país do norte da Europa composto pela península da Jutlândia (Jylland) e por um arquipélago de 405 ilhas planas e baixas, das quais 82 são habitadas. As ilhas mais importantes são Fyn e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Øresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.
A Dinamarca ocupa uma superfície de 43.070 km2 e tem uma população de 5.387.000 habitantes. É limitada a norte pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Noruega, a leste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Suécia, e pelo Mar Báltico, a sul pela Alemanha e a oeste pelo Mar do Norte.
O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, ambos com cerca de 173 metros de altitude. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhaga (na Zelândia), Aarhus e Alborg (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).
A Dinamarca foi unida por Harold Bluetooth (Harald Blåtand) por volta de 980. Após o século XI os dinamarqueses ficaram conhecidos por Vikings, colonizando, invadindo e negociando em toda a Europa.
Em vários momentos da história, a Dinamarca, controlou a Inglaterra, Noruega, Suécia e a Islândia, parte das Ilhas Virgens, partes da costa Báltica e o que agora é a Alemanha do norte. A Scania era foi parte integrante da Dinamarca durante a maior parte da sua história até ser perdida para a Suécia em 1658.
A união com a Noruega foi dissolvida em 1814, quando Noruega entrou se unificou com a Suécia (até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momento em 1830 e, após as revoluções europeias de 1848, a Dinamarca tornou-se uma monarquia constitucional em 1849.
Depois da segunda guerra de Schleswig em 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein à Prússia numa derrota que deixou marcas profundas na identidade nacional dinamarquesa. Posteriormente a Dinamarca adoptou uma política de neutralidade, inclusive durante a Primeira Guerra Mundial.
A 9 de Abril de 1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazi (operação Weserübung) e permanecendo ocupada durante toda a Segunda Guerra Mundial apesar de alguma resistência interna.
Após a guerra, a Dinamarca tornou-se membro da NATO e, em 1973, da Comunidade Económica Europeia (actualmente União Europeia).
O "Clube Europeu da ETAP" agradece à Federação Portuguesa de Futebol esta oportunidade que muito contribuiu para a formação dos alunos deste estabelecimento de ensino.

ETAP - Escola Profissional (Vila Praia de Âncora): mais um galardão eco-escolas

No passado dia 24 de Setembro a ETAP - Escola Profissional (Vila Praia de Âncora) recebeu mais um Galardão ECO-ESCOLA, (cuja lista das escolas premiadas se encontra no site (www.abae.pt), premiando os procedimentos e práticas ambientais deste estabelecimento de ensino e que são reconhecidas pela ABAE/FEE e fundamentadas na Agenda XXI.
De salientar que na Suécia, onde este programa se integra na educação ambiental, ele já constitui um dos indicadores de sustentabilidade no sector escolar.
A ETAP - Escola Profissional, pela voz do coordenador do projecto (professor Pedro Ribeiro) "agradece a todos os que proporcionaram a obtenção deste prestigiado galardão. Aos professores, alunos, funcionários, Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Caminha, NUCEARTES, COREMA, imprensa local e Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora.
Brevemente - e em festa - será hasteada a Bandeira na ETAP - Escola Profissional (Vila Praia de Âncora), numa cerimónia que irá procurar partilhar e incentivar toda a comunidade a contribuir para um ambiente sustentável bem como a continuação com o projecto Eco-Escolas para a manutenção da Bandeira que há uma década premeia esta escola.
O Programa Eco-Escolas tem os seguintes objectivos:
- encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;
- estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções;
- motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;
- fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem;
- divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional;
- contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.
O projecto Eco-Escola, neste ano lectivo, é coordenado pelos professores Pedro Ribeiro e Bruno Santos.

Tomada de Posse da Associação de Estudantes

A cerimónia da tomada de posse da nova Associação de Estudantes da Etap – Escola Profissional (Vila Praia de Âncora), teve lugar no Auditório do Centro Cultural e contou com a presença de todos os elementos eleitos que reafirmaram perante a plateia estarem dispostos a assumirem as responsabilidades dos respectivos cargos.
O novo Presidente da Associação ( José Carlos dos Santos Matos) proferiu um discurso onde elencou as principais medidas que a sua equipa pretende implementar para afirmar a associação na escola e comunidade envolvente.

Inauguração da Sala de Convívio – 8 de Outubro de 2010

Após alguns anos de luta por parte das anteriores direcções da Associação de Estudantes da ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de  Vila Praia de Âncora foi, finalmente, inaugurada a Sala de Convívio.
O espaço está situado no antigo bar da escola e conta com mesas para computadores, sala de estar, máquinas de vending, armários com jogos que estão sob a responsabilidade da actual associação de estudantes bem como um LCD para ver televisão e eventuais sessões de cinema entre outras.

Fomos ao teatro

Os alunos do  nível 2 / CEF, 10º e 11º anos foram ao Teatro Sá de Miranda assistir a uma peça de teatro intitulada OÉ OÉ OÉ.


A trama retratava a tragédia que aconteceu com a Selecção Portuguesa no jogo contra a Grécia no Euro 2004: uma autêntica tragédia grega!
Esta comédia foi escrita adaptada de um original de Maxi Rodriguez e protagonizada pelos actores Alberto Quaresma, Fernando Soares e Ricardo Simões.