sexta-feira, 17 de junho de 2011

“Semana do Bacalhau” organizada pela ETAP-Escola Profissional torna-se projecto comunitário

A Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora da ETAP – Escola Profissional, organizou a “Semana do Bacalhau”, uma mostra etnocultural que teve por objectivo homenagear os pescadores bacalhoeiros ancorenses.
A iniciativa permitiu ainda esclarecer a comunidade escolar e envolvente, sobre a epopeia da pesca nos mares do norte e a importância do bacalhau na gastronomia portuguesa.
Destacamos a colaboração do Museu Marítimo de Ílhavo que amavelmente cedeu a sua exposição itinerante “A campanha do Argus”, do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora em cujas instalações decorreu o evento, bem como a participação de diversos conferencistas nas áreas da gastronomia, enologia e história marítima (Professora Dra. Inês Amorim – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a historiadora ancorense Dra. Emília Lagido, Engenheiro Anselmo Mendes – Enólogo, Celestino Ribeiro – ex-bacalhoeiro, Chef Paulo Matos – Acqua Pura Douro Valley e a Adega Cooperativa de Ponte de Lima).
Contribuíram para o prestígio cultural deste evento o Orfeão de Vila Praia de Âncora com um magnífico concerto que elevou a plateia, a Academia de Música Fernandes Fão que patrocinou um espectacular concerto de Abertura com os seus professores e o Etnográfico de Vila Praia de Âncora que trouxe cor e alegria à noite da homenagem aos bacalhoeiros.
A cerimónia de homenagem aos bacalhoeiros constituiu o momento alto de uma semana cheia de emoções em que se trocaram saudades, estórias e memórias entre os apaixonados pelo tema. De tal forma foi marcante esta experiência que se está já a preparar a próxima edição que se pretende ainda maior.
A recolha de testemunhos para memória futura, a edição do dvd da semana e a preparação de um jantar de homenagem aos bacalhoeiros e família serão os próximos passos a seguir pelo projecto.
Esta iniciativa contou com o patrocínio do Intermarché de Âncora, Ancorvinhos, Vininor, CSC de Vila Praia de Âncora, Adega Cooperativa de Ponte de Lima e o apoio do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Caminha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.