sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alunos da ETAP – Escola Profissional (Vila Praia de Âncora) visitam Frankfurt

Os alunos dos cursos de Restaurante variante Mesa / Bar e Restaurante variante Cozinha / Pastelaria tiveram a oportunidade de, durante uma semana e acompanhados pelos professores Pedro Ribeiro e Bruno Santos, visitar a cidade alemã de Frankfurt.


Esta urbe é também apelidada de Mainhattan ou Bankfurt porque, desde a Idade Média, tem desempenhado um papel importante nas finanças internacionais. Mais de 350 bancos nacionais e internacionais têm aqui a sua sede.

Frankfurt é ainda a casa do banco federal alemão, o Bundesbank, e do Banco Central Europeu que está aqui instalado.
Esta estadia permitiu uma visita ao Banco Central Europeu (BCE) que é a instituição responsável pela moeda única da Zona Euro e a sua principal missão é preservar o poder de compra do euro, assegurando assim a estabilidade de preços na respectiva zona.
O BCE foi fundado em 1 de Junho de 1998 pelos onze estados membros que, até esta data, tinham cumprido as condições necessárias para adoptarem a moeda única a 1 de Janeiro de 1999: Portugal, Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria e Finlândia.


A visita incluiu ainda a visita a dois hóteis de luxo da cidade: o Vestin (5 estrelas superior) e o Steigenberger Hof (6 estrelas) onde os alunos tiveram oportunidade de trocar impressões com os funcionários dos diferentes serviços e departamentos destas unidades hoteleiras.

O Museu da Comunicação de Frankfurt, na Alemanha, explica a história da comunicação com um forte enfoque sobre os serviços postais e de telecomunicações.

O Museu Judeu (Jüdisches Museum) no antigo Rothschild-Palais junto ao cais do Baixo Reno, Untermainkai, dedicado à história das paróquias judaicas em Frankfurt e na Alemanha. Abrangendo vários temas e percorrendo a história desde os inícios da colonização judaica no século XII, ao fim dos guetos de Frankfurt, ou o combate pela integração social e o recomeçar das paróquias judaicas depois de 1945. Os objectos de uso de culto expostos explicam o dia-a-dia e as festas judaicas na sinagoga e em casa.
Dentro do plano lúdico, os alunos tiveram a oportunidade de descontrair no maior parque de diversões alemão,  Europa Park, e realizar um cruzeiro no rio Reno que banha a cidade germânica.


Para professores e alunos foi uma semana diferente, carregada de aprendizagens e experiências inesquecíveis que perdurarão na memória dos participantes durante muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.